sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Os Sete Pontos Mágicos: Comércio





 

Começo esse tópico com uma foto da janela do meu trabalho!
O bairro do  Comércio era a porta de entrada para se chegar em Salvador, por lá passou a família real, fugida de Portugal. Serve até hoje, como principal porto de mercadorias da cidade, já foi considerado o maior porto do Atlântico Sul. 
Durante 400 anos, a região figurou como único centro comercial, industrial e portuário da província. Com o crescimento e a evolução da cidade para outra área,  o bairro do Comércio é abandonado por suas principais empresas e, hoje, estuda-se um projeto de revitalização que confronta propostas turísticas, comerciais, imobiliárias e de moradia popular. 
No bairro está presente vários cartões postais de Salvador, o contorno do Comércio que compreende o Solar do Unhão, o Elevador Lacerda, a Bahia Marina, o Forte de São Marcelo e o Mercado Modelo.

Solar do Unhão abriga o Museu de Arte Moderna da Bahia, reunindo mais de duas mil obras de pintores brasileiros como Di Cavalcanti, Portinari e Tarcila do Amaral. Construído no século 17, em alvenaria de pedra, para ser a residência do desembargador Pedro Unhão Castelo Branco, o solar foi adaptado para fins comerciais, sendo composto por casa-grande, senzala, capela, armazém e cais. Reformado em 1962 teve seu jardim transformado em Parque das Esculturas, exibindo peças de artistas como Caribé e Mário Cravo. 

 

Elevador Lacerda - 4O Elevador Lacerda é um dos cartões postais da Bahia, liga a Praça Cairu (Cidade Baixa), onde se localizava o centro comercial e financeiro da cidade da antiga Salvador, à Praça Thomé de Souza (Cidade Alta), local em que está o Palácio Rio Branco e um dos principais acessos ao Pelourinho. O Elevador foi inaugurado em 1873, pelo engenheiro Antônio Lacerda, com duas cabines movidas pela força hidráulica, sendo na época o mais alto do mundo com 63 metros. Em 1930, foi erguida uma nova torre e foram acrescentadas mais duas cabines. Também foi substituído o sistema de alimentação hidráulico pelo elétrico.
Hoje é uma construção em estilo art déco, de 72 metros de altura, com quatro cabines, com capacidade para 27 pessoas, sendo utilizadas por uma média de 28 mil pessoas por dia, fazendo o trajeto em 30 segundos. Funciona de segundo a domingo das 7h às 23h e custa R$ 0,15.
      
A Bahia Marina foi inaugurada em 1999, com a proposta de ser um centro de lazer náutico e preencher uma lacuna existente na infraestrutura da cidade, em atender a crescente demanda de navegadores que não contavam com vagas suficientes em Salvador para atracação e manutenção de suas embarcações. Um projeto do empresário Reynaldo Loureiro.
Possui infraestrutura completa para embarcações e disponibiliza vagas para clientes permanentes e visitantes. Possui também um complexo de lojas de produtos e serviços náuticos e um centro gastronômico que reúne alguns dos melhores restaurantes da cidade.


Localizado no meio da Baía de Todos-os-Santos e antes denominado Forte de Nossa Senhora do Pópulo e conhecido como Forte do Mar, o Forte de São Marcelo nasceu como um baluarte de forma triangular, construído em madeira, no início do século XVII, sobre um arrecife, na entrada do porto de Salvador. Depois da invasão holandesa de 1624 foi reconstruído em alvenaria de pedra e ganhou sua forma circular, assim como a missão de proteger o centro da cidade colonial dos ataques marítimos estrangeiros. No final do século XVIII, serviu para prisão de estudantes relapsos e indisciplinados e importantes personagens históricos, como o líder da Revolta dos Alfaiates, Cipriano Barata, e o general farroupilha Bento Gonçalves. Atualmente está fechado para visitação em função das condições estruturais precárias.

Mercado ModeloInaugurado em 9 de dezembro de 1912, o Mercado Modelo funcionava como principal centro de abastecimento da cidade de Salvador. O primeiro prédio que sediou o Mercado Modelo ficava entre a Casa da Alfândega, prédio atual, e a Escola de Aprendizes de Marinheiro, em frente a rampa do Mercado.Somente em 1971 após um incêndio, ocorrido em 1969 que destruiria completamente o antigo prédio, o Mercado Modelo se mudaria para Casa da Alfândega, imponente prédio federal, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN em 1966. O prédio reproduz formas neoclássicas consagradas da segunda metade do século XIX, com uma planta quadrada e uma construção circular ao fundo, que antes servia para atracamento dos navios de mercadorias.
A história do Mercado Modelo é marcada por tragédias provocadas por grandes incêndios. O último deles ocorrido em 1984, já no prédio atual, que foi totalmente restaurado respeitando o plano arquitetônico original. Foram introduzidas algumas modificações, como concreto pré-moldado, cobertura de telhas coloniais e novos equipamentos de prevenção de incêndio. 

 

Batizada de Fonte da Rampa do Mercado, em homenagem ao antigo Mercado Modelo que ficava ali e foi destruído por um incêndio em 1969. Era na antiga fonte, que os comerciantes se refrescavam nos dias de calor.  A escultura é obra do escultor Mário Cravo Jr. e foi implantada na administração do prefeito Antônio Carlos Magalhães, que se empenhou em mudar a estrutura urbana de Salvador. Confeccionada em “fiberglass”, a escultura-fonte consiste numa tentativa de conciliar a cidade antiga e o dinamismo dos novos tempos.